Minha lista de blogs

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Nós mulheres além de sofrer, com menstruação, ter que raspar a perna, ir ao ginecologista , ficar bonita, ser amiga , mulher, e amante do marido,temos um problema também com a retenção de líquido... Um terror que pertuma muitas mulheres de diversas idades.  A Retenção de líquidos é caracterizada pelo acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo. Quando esse líquido não é eliminado através da urina, causa inchaço principalmente na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas. Esse acúmulo de líquidos pode fazer com que a pessoa ganhe até 2kg durante um só dia.
Além do inchaço, a retenção de líquidos pode acarretar outros sintomas como: vista embaçada, dor de cabeça, pressão alta e dores no peito.
A sua ocorrência é mais comum entre as mulheres, principalmente nos períodos pré-menstrual e menstrual, devido a alterações metabólicas e hormonais que favorecem uma maior retenção de líquidos. Quando essa é a causa da retenção não há com o que se preocupar, pois o inchaço diminui assim que termina a menstruação.
Mas outros fatores, esses sim mais sérios, causam a retenção de líquido, são eles: insuficiência renal e cardíaca, hipertensão, problemas hormonais e circulatórios, e deficiência no funcionamento da tireóide. Nestes casos é fundamental o acompanhamento de um médico.
Descartados esses fatores, a retenção de líquidos normalmente está relacionada ao excesso de peso, falta de atividade física, má alimentação e dificuldade de retorno venoso.
Alguns comportamentos ajudam a diminuir a retenção de líquidos e combater o inchaço tão desagradável:
*Diminua o consumo de sal e alimentos ricos em sódio, como os industrializados, embutidos, conservas, etc;
*Pratique atividade física regularmente;
*Beba em média 2 litros de água por dia;
*Dependendo do caso, a drenagem linfática é recomendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário